21/05/10

Grunge

Foi um movimento musical e social que se iniciou em algumas cidades dos Estados Unidos (principalmente Seattle) no final dos anos 80. Este estilo é a fronteira entre o punk e o metal. Os ritmos e as letras são um tanto depressivos e melancolicos mas estando sempre presente uma ideia de rebeldia o que fez com que os jovens da epoca aderissem com mais facilidade pois enquadravam se nestes termos.
É normal como característica padrão do “grunge” um vocal bastante rouco e arrastado, combinando com distorções de guitarra extremamente sujas, com alternarção entre composições lentas e rápidas, fazendo a música secar abruptamente, para voltar com força total em seguida. Ao mesmo tempo também se pode encontrar musicas acústicas bastante calmas.
Em termos de moda os jovens grungers, costumavam vestir-se da maneira mais barata, para contrariar a forma de vestir normal da sociedade, costumavam vestir roupas velhas e sujas (calças rasgadas e camisas de flanela quadriculadas) as famosas All Stars eram muito usadas devido ao preço barato deste calçado.
A atitude grunge de ser absolutamente contra as instituições sociais e em prol da não cooperação com a imprensa acelerou o seu fim. É consensual que este nasceu destinado a durar pouco. Seria impraticável um movimento que durasse muito mais tempo sem que fizesse acordos com redes de televisão e gravadoras e deixasse o seu som mais comercial. E isso, da parte das bandas de Seattle, definitivamente não iria acontecer.
As principais bandas são os Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Soundgarden, Screeming Trees, Temple of the Dog, Green River e Mother Love Bone.


Pearl Jam\ Nirvana



Alice in Chains

Sem comentários: