08/04/10

Problemática dos Problemas

Ao que parece não são apenas os adultos que se deparam com a problemática dos problemas no percurso da sua vida. Também os jovens, principalmente os da corrente geração, conseguem olhar para um pingo de chuva e transformá-la num renque de pensamentos negativos, onde não existe sequer primeiro classificado de negatividade.
De acordo com alguns psiquiatras e psicólogos, os pensamentos comportam-se inversamente a um íman, onde um pólo negativo atrai um pólo positivo. Assim, no cérebro de um ser humano, a evocação de pensamentos negativos acarreta novas e tristes reflexões.
Mas quais os motivos de tais momentos da vida em que uma pessoa se encontra num estado psicológico deplorável? A verdade é que por mais que se procure uma resposta digna de se designar completa jamais se encontrará, em virtude das inúmeras causas possíveis que levam a uma depressão (qualquer que seja o seu “grau”). Porém, o melhor a fazer quando se tem a mínima tendência em transformar algo num problema ou em pensamentos negativos é recorrer a alguém, como um psicólogo ou psiquiatra, a fim de procurar o motivo causador de tais comportamentos depressivos e solucionar o problema.
A morte ou a separação de alguém importante, o stresse e a pressão do trabalho ou da escola ou ainda a simples mudança de cidade são meras causas possíveis que podem levar a uma depressão.
Em suma, hoje em dia é bastante comum encontrar um adolescente com depressão, por diversos motivos. É, de facto, congruente, nestas situações, primeiro admitir que se tem um problema e aceitar ajuda psicológica e só depois recorrer a um técnico de saúde, como referi anteriormente um psicólogo ou psiquiatra.